Após o parto podemos encontrar diversas alterações músculo-esqueléticas, dermatológicas e do pavimento pélvico.
Alterações músculo-esqueléticas: diástase abdominal; alterações na função dos músculos abdominais; dor na coluna vertebral; alterações da postura; desequilíbrios musculares.
Alterações dermatológicas: retorno gradual da pigmentação; estrias; hipersensibilidade dos mamilos; pele flácida e enrugada.
Alterações do pavimento pélvico: episiotomia e/ou laceração; edema; dor ou desconforto; dificuldade na contração/relaxamento.
O que fazer para minimizar algumas destas alterações?
EXERCÍCIO FÍSICO!!!
É importante e recomendada a prática de exercício físico após o parto (de preferência deve aguardar pela consulta com a sua obstetra para retomar ou iniciar um treino mais intenso)
É recomendado realizar exercícios aeróbios, de fortalecimento global, alongamento e nunca esquecer os músculos do pavimento pélvico.
E quais vão ser os benefícios do exercício físico após o parto?
- Melhoria da saúde emocional e do seu estado de humor;
- Perda/manutenção de peso;
- Melhoria da capacidade cardiorespiratória;
- Aumento da força muscular e do tónus da parede abdominal;
- Reduz o desequilíbrio do core abdominal;
- Melhoria da postura;
- Alívio das queixas álgicas;
- Reduz o risco de depressão pós parto.
Precisa de mais razões para praticar exercício físico? Fique a conhecer 20 razões para praticar exercício físico após o parto.
Mas não tem tempo ou não se sente preparada para retomar a prática de exercício físico? Não se preocupe porque nunca é tarde para recomeçar e cuidar de sei, vai sempre a tempo! Comece já hoje a praticar exercício físico no pós parto.
E se está no pós parto imediato veja também este artigo do nosso blog – cuidados da mãe no pós parto.