Como saber que está na hora do parto?

A reta final da gravidez é um momento de grande expectativa e ansiedade. Como saber que está na hora do parto?

A reta final da gravidez é um momento de grande expectativa e ansiedade. Como saber que está na hora do parto?

Os sinais do trabalho de parto podem variar de mulher para mulher, mas há alguns indícios claros que ajudam a identificar quando o grande momento se aproxima.

Neste artigo do blog vamos abordar alguns dos principais sinais que está para breve! E se está no terceiro trimestre leia também este artigo – 3 trimestre e as alterações.

1. Perda do rolhão mucoso

O rolhão mucoso é uma secreção espessa que sela o colo do útero durante a gravidez para proteger o bebé de infeções. A sua expulsão pode ocorrer dias ou até semanas antes do parto (por isso é considerado um falso sinal de trabalho de parto) e pode vir acompanhada de vestígios de sangue. Embora seja um sinal de que o corpo está a preparar-se, não significa necessariamente que o trabalho de parto começará imediatamente.

2. Contrações regulares e ritmadas

    As contrações são um dos sinais mais evidentes de que o parto está iminente. Para distinguir as verdadeiras contrações das chamadas contrações de Braxton Hicks, poderá analisar a frequência, a intensidade e a regularidade das contrações. As contrações do trabalho de parto tornam-se progressivamente mais fortes, longas e frequentes, seguem um padrão e tornam-se mais próximas umas das outras. Se as contrações não diminuem ao mudar de posição ou ao descansar, é um forte indício de que o trabalho de parto começou.

    3. Rutura da bolsa das águas

    A rutura da bolsa das águas pode acontecer de forma súbita ou através de um gotejamento constante de líquido amniótico. Ao contrário da urina, este líquido é transparente ou ligeiramente esbranquiçado e sem cheiro. Se a bolsa romper deverá ir para a maternidade.

    Quando devo ir para a maternidade?

    Cada mulher tem uma experiência diferente, mas há algumas situações em que deve dirigir-se imediatamente à maternidade:

    • Contrações regulares a cada 5 minutos, por pelo menos 1 hora;
    • Rutura de bolsa de águas, especialmente se o líquido estiver escuro ou esverdeado;
    • Sangramento intenso (semelhante a uma menstruação);
    • Diminuição ou ausência dos movimentos do bebé.

    Prepare-se para o parto com o nosso curso de preparação para o parto e parentalidade e embarque na aventura da sua vida com confiança e tranquilidade.

    3 trimestre e as alterações

    E entrámos no 3 trimestre de gravidez. O avião prepara-se para baixar devagar e aterrar no aeroporto escolhido (sabia que pode escolher o locar de nascimento?)

    O que levar para a maternidade

    Chegou a hora de preparar tudo para a maternidade. A mala poderá estar feita por volta das 32/33 semanas, pois nunca sabemos quando é que o seu bebé quererá vir conhecer este mundo. Por outro lado, deve fazer a mala com calma e tranquilidade e mais para o fim da gravidez poderá ser mais difícil.