Finalmente o seu bebé nasceu e deixa de ser o foco de toda a atenção e cuidados. Estes passam a ser centrados no seu bebé.
Mas para que consiga tratar do seu bebé é importante tratar de si, quer fisicamente quer emocionalmente.
Que cuidados deve ter consigo? Conheça 8 cuidados após o parto:
- Higiene íntima: deve fazer a sua higiene íntima, de preferência, apenas com água para não irritar toda a zona vulvar. A secagem pode ser feita com uma toalha macia ou papel absorvente. Pode também usar “bidés portáteis” que poderão ser úteis para aliviar o desconforto das hemorróidas.
- Hemorragia: deve usar pensos higiénicos sem cheiro, bastante absorventes e o mais fofos possíveis (os pensos da incontinência urinária poderão ser uma boa opção). Nesta fase deve procurar estar o mais confortável possível.
- Cicatrizes: sejam elas de episiotomia, laceração ou cesariana não devem ser esquecidas. Quando já não houver pontos devem ser massajadas diariamente para promover um bom processo de cicatrização.
- Cintas pós parto: NÃO DEVEM SER USADAS! Não é pelo facto de usar uma cinta que vai regressar mais rapidamente à sua forma anterior. Os músculos precisam de contrair ativamente e sem ajuda. Não queremos aumentar a pressão sobre os órgãos e fazê-los sair do lugar!
- Mamas: os mamilos poderão ficar macerados ou doridos. Pode ser importante uma constante hidratação (com lanolina ou o próprio leite materno) ou por vezes colocar um cicatrizante quando aparecerem as fissuras ou gretas. Deixe-as ao ar numa fase inicial para ajudar a pele a regenerar. Peça ajuda se necessitar. Não deixe para amanhã o que pode corrigir hoje.
- Postura: muito tempo com o bebé ao colo, banhos, mudanças de fralda, amamentação…é natural que comece a ficar encurvada. Tente corrigir a sua postura olhando para um espelho e faça exercícios de alongamento durante o dia.
- Exercício físico: faz bem ao corpo e à mente! ATENÇÃO que o ideal será aguardar pela consulta com a sua obstetra e de preferência após a consulta de fisioterapia pélvica no pós parto para saber o que é mais indicado para si. No blog saiba mais sobre a fisioterapia e o pavimento pélvico. Mas umas caminhadas nesta fase inicial são sempre bem vindas!
- Mente: esvazie a sua mente! A sua vida passou a ser em torno do seu bebé mas você não deixou de existir. Tire 5 minutos para si e faça algo de que goste e que não tenha nada a ver com bebés!
E sempre que precisar peça ajuda especializada, peça ajuda a amigos, peça ajuda a familiares. Peça ajuda!



