Fisioterapia respiratória pediátrica

O que é a fisioterapia respiratória pediátrica?
A fisioterapia respiratória pediátrica, também conhecida com cinesioterapia respiratória ou ginástica respiratória, consiste num conjunto de técnicas manuais e exercícios respiratórios cujos objetivos são: a mobilização e eliminação de secreções, promover o aumento da capacidade respiratória do bebé ou criança e fortalecer os músculos respiratórios.
Os bebés e as crianças possuem vias aéreas mais estreitas e secreções mais espessas, o que dificulta a respiração. A fisioterapia respiratória pediátrica ajuda a remover essas secreções, facilitando a passagem do ar.
Perguntas frequentes sobre fisioterapia respiratória pediátrica
Quando devo levar o meu bebé ou criança à fisioterapia respiratória pediátrica?
Deve considerar a fisioterapia respiratória pediátrica quando o seu filho apresenta:
- Tosse persistente e produtiva (com muco);
- Secreções acumuladas que não consegue expelir sozinho;
- Respiração ruidosa ou com “gatinhos” (pieira/sibilância);
- Dificuldade em dormir devido à obstrução nasal;
- Diminuição do apetite por dificuldade respiratória;
- Tosse noturna prolongada;
- Episódios respiratórios frequentes (constipações que demoram a passar).
A partir de que idade pode fazer fisioterapia respiratória?
A fisioterapia respiratória pediátrica pode ser feita desde os primeiros dias de vida até aos 5 anos (e em alguns casos até à adolescência). Os bebés recém-nascidos podem beneficiar destas técnicas porque ainda não conseguem tossir eficazmente nem conseguem assoar-se para eliminar as secreções. As técnicas são sempre adaptadas à idade e à fase de desenvolvimento da criança – o que se faz a um recém-nascido é diferente do que se faz a uma criança de 3 anos. Nas nossas sessões da Bebés e Barriguitas, a fisioterapeuta pediátrica avalia cada bebé ou criança individualmente e aplica as técnicas mais adequadas, priorizando sempre o conforto e o bem-estar.
A fisioterapia respiratória dói? O bebé vai chorar?
Não, a fisioterapia respiratória não provoca dor. As técnicas utilizadas são suaves, não invasivas e adaptadas à idade da criança. No entanto, é natural que os bebés ou crianças chorem durante a sessão, e isto não significa que sentem dor. O choro acontece porque: estão doentes e desconfortáveis; pode ser um profissional desconhecido; os movimentos são fora da sua zona de conforto; os pais não os podem pegar ao colo naquele momento; ficam assustados com a situação nova. O choro é uma reação normal ao desconhecido e ao desconforto de estar doente, não à dor do tratamento. Muitas vezes, logo após a sessão, os bebés respiram melhor e ficam mais calmos. Os pais estão sempre presentes e envolvidos no processo, e a fisioterapeuta trabalha de forma respeitadora e com técnicas suaves para minimizar o desconforto.
Quantas sessões são necessárias? Vê-se resultado logo na primeira?
Sim! Em muitos casos, uma única sessão já é suficiente para proporcionar alívio significativo dos sintomas. Os resultados da fisioterapia respiratória pediátrica são muitas vezes praticamente imediatos – logo após a sessão, é comum os pais notarem que o bebé ou criança respira melhor, dorme mais tranquilo e consegue alimentar-se com mais facilidade. Cada criança é única, e a fisioterapeuta avalia a evolução e aconselha sobre a necessidade de novas sessões ou não. Mesmo após a resolução da situação aguda, por vezes as secreções mantêm-se e a fisioterapia ajuda a evitar novas agudizações.
Qual a diferença entre fisioterapia e cinesioterapia respiratória?
São a mesma coisa! A designação correta em Portugal é Fisioterapia Respiratória Pediátrica. O termo “cinesioterapia” surgiu de um erro de tradução do francês “Kinésithérapie” e é usado popularmente por algumas pessoas, mas ambos os termos referem-se ao mesmo tratamento especializado realizado por fisioterapeutas qualificados para ajudar bebés e crianças a respirar melhor.
A fisioterapia respiratória pediátrica
As sessões individuais de fisioterapia respiratória pediátrica são realizadas pela nossa fisioterapeuta pediátrica, destinam-se a bebés e crianças, desde o nascimento até aos 5 anos e são realizadas nas instalações da Bebés e Barriguitas, em Coimbra.
Vamos expulsar essas secreções que teimam em não sair?!
Grávidas, mamãs e bebés





