As “dores nas costas” são muito frequentes na gravidez. Podem surgir em qualquer trimestre da gravidez, podendo afetar com maior frequência a zona lombar, a sacroilíaca e/ou a pélvis. Por vezes, podem mesmo irradiar para os membros inferiores.
Durante a gravidez, o corpo de uma mulher sofre inúmeras alterações que são inevitáveis e têm como objetivo preparar o seu corpo para o momento do parto.
Algumas dessas alterações são:
– o aumento do peso corporal (alteração mais evidente), que “obriga” a coluna a suportar um peso adicional;
– alterações na postura . O centro de gravidade altera-se, ao longo da gravidez. Por um lado devido ao aumento gradual da barriga, mas também, devido ao aumento do tamanho das mamas. Este aumento vai obrigar a um reajuste corporal e, consequentemente, a um aumento da curvatura lombar. Para tentar contrariar este aumento da curvatura, começa a sentir-se um esforço nos músculos das costas, o que origina alguma tensão muscular, da qual pode resultar dor. E como se não bastante, começa a observar-se a separação dos retos abdominais (diástase abdominal) que originam um desequilibro da musculatura do core abdominal.
– aumento da produção de algumas hormonas (tais como, a relaxina e a ocitocina). Este aumento promove uma maior elasticidade dos ligamentos da bacia, de modo a que as articulações estejam mais móveis durante o parto (permitindo a passagem do bebé pelo canal de parto). A bacia ganha mais mobilidade o que origina uma maior instabilidade articular e um aumento da laxidão corporal logo mais dor nas costas.
E o que é possível fazer para prevenir a dor nas costas durante a gravidez?
– Exercícios de mobilidade da bacia adequados podem ajudar no alívio da dor.
– Alimentação saudável e a prática de exercício físico adequado podemos ajudar a controlar o aumento de peso.
– Evitar usar sapatos de salto muito alto (pois aumentam a sobrecarga na coluna, alteram a postura e aumentam a curvatura lombar provocando um aumento da dor).
– Evitar sentar-se de pernas cruzadas (a bacia e a coluna ficam assimétricas levando a um desequilíbrio muscular).
– Evitar levantar objetos pesados (ou fazê-lo da forma correta).
– Usar e abusar de almofadas enquanto dorme.
E como tratar a dor lombar?
Marque a sua consulta de fisioterapia na gravidez.