Após o parto por cesariana, uma das questões que preocupa as mães é a aparência da sua cicatriz. É comum ficar-se ansiosa sobre o processo de cicatrização e qual será o aspeto final da mesma.
Numa cesariana, é feito um corte em várias camadas de tecido que podem levar cerca de 4 semanas a cicatrizar na totalidade. É comum que durante esse período tenha algumas sensações tais como comichão, picadas, pontadas, alteração da sensibilidade.
Com o passar dos meses a cicatriz deve começar a ficar mais fina, sem zonas de relevo, com uma cor semelhante à restante pele da região tornando-se, por vezes, quase imperceptível.
Cada pessoa tem uma tendência genética para a cicatrização, mas é possível acelerar o processo através de algumas técnicas de fisioterapia. Estas técnicas podem influenciar positivamente a evolução do processo de cicatrização.
No entanto, para além da aplicação destas técnicas (massagem, mobilização, aplicação de kinesio tape) existem alguns cuidados que deve ter com a sua cicatriz:
- Aplicar um creme hidratante na cicatriz diariamente;
- Mobilizar a cicatriz logo que o tecido esteja fechado e sem pontos;
- Não deve carregar pesos e deve evitar esforços físicos nas primeiras semanas;
- Deve colocar a mão na cicatriz e comprimir suavemente quando quiser evacuar ou quando tossir;
- Atenção à depilação (principalmente com cera) na zona da cicatriz, nas primeiras 4 semanas;
- Deve evitar expor a sua cicatriz ao sol nos primeiros 6 meses e após este período deve colocar sempre protetor solar.
Se a sua cicatriz é espessa e elevada, dura em algumas regiões, o tecido está aderente ou faz uma linha bem pronunciada e a barriga faz uma bolsa em cima dela deve procurar um fisioterapeuta para avaliar a cicatriz e ajudar no processo de a tornar imperceptível.