8 cuidados após o parto

Finalmente o seu bebé nasceu e deixa de ser o foco de toda a atenção e cuidados. Estes passam a estar centrados no seu bebé.

Mas para que consiga tratar do seu bebé é importante tratar de si, quer fisicamente quer emocionalmente.

Que cuidados dever ter consigo? Conheça 8 cuidados após o parto:

  1. Higiene íntima: deve fazer a sua higiene íntima, de preferência, apenas com água para não irritar toda a zona do pavimento pélvico. A secagem pode ser feita com uma toalha macia ou papel absorvente. Pode também usar os “bidés portáteis” que poderão ser úteis para aliviar o desconforto das hemorróidas.
  2. Hemorragia: deve usar pensos higiénicos sem cheiro, bastante absorventes e o mais fofos possíveis (os que são vendidos para as perdas de urina). Nesta fase deve procurar estar o mais confortável possível.
  3. Cicatrizes: sejam elas de episiotomia, laceração ou cesariana não devem ser esquecidas. Quando já não houver pontos devem ser massajadas diariamente para promover um bom processo de cicatrização.
  4. Cintas pós parto: NÃO DEVEM SER USADAS! Não é pelo facto de usar uma cinta que vai regressar mais rapidamente à sua forma anterior. Os músculos precisam de se activar sem ajuda e não queremos aumentar a pressão sobre os órgãos e fazê-los sair do lugar.
  5. Mamas: os mamilos poderão ficar macerados ou doridos. Pode ser importante uma constante hidratação (com lanolina ou o próprio leite materno) ou por vezes colocar um cicatrizante quando aparecerem as fissuras ou gretas. Deixe-os ao ar numa fase inicial para ajudar a pele a regenerar! Peça ajuda se necessitar! Não deixe para amanhã o que pode corrigir hoje!
  6. Postura: muito tempo com um bebé ao colo, banhos, mudanças de fralda, amamentação…É natural que comece a ficar encurvada. Tente corrigir a sua postura olhando para um espelho e faça alguns alongamentos durante o dia.
  7. Exercício físico: faz bem ao corpo e à mente! ATENÇÃO que o ideal será aguardar pela consulta com o seu obstetra e de preferência após uma consulta de fisioterapia pélvica para saber o que é mais indicado para si. Mas umas caminhadas nesta fase inicial são sempre bem vindas!
  8. Mente: esvazie a sua mente! A sua vida passou a ser em torno do seu bebé mas você não deixou de existir. Tire 5 minutos para si e faça algo de que goste e que não tenha nada a ver com bebés!

Peça ajuda especializada e/ou de amigos/família sempre que precisar.